Novo chefe assume o Estado-Maior da PM

O coronel Itamar dos Santos, 47 anos, é o novo chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná. Ele assumiu o cargo às 9h30 de ontem, em solenidade acontecida no quartel do comando geral da corporação. O último oficial a ocupar o cargo foi o coronel David Antônio Pancotti, atual comandante-geral. Santos é especialista em tiro e já ministrou diversos cursos na área. Há cinco meses ele ocupava o posto de comandante do Policiamento da Capital (CPC), cargo que agora está vago e deverá ser preenchido nos próximos dias.

Comunidade

Como chefe de Estado-Maior, Santos deverá assessorar o comandante e uma de suas metas é apoiar o projeto que pretende aproximar a polícia da comunidade, colocado como uma das prioridades da PM. “A idéia é de que a polícia deixe de ser reativa e se torne pró-ativa, trabalhando na prevenção de problemas e não só na resolução”, declarou o oficial. “Para isso, o apoio da comunidade é essencial: ela deve se tornar parceira da polícia, fazendo denúncias e vendo os policiais como aliados e amigos.”

Ontem, durante a cerimônia de posse do cargo, Santos recebeu saudações de antigos comandantes gerais da PM e do atual. Também compareceu à solenidade de posse o Secretario Municipal de Defesa Social, Sanderson Diotaleve.

Interior

Também ontem, assumiu como chefe do Comando do Policiamento do Interior (CPI), o coronel Antônio Amaury Ferreira de Lima, de 51 anos. Ele substitui o coronel Ernani Alves dos Santos. “No cargo, pretendo fazer um diagnóstico da criminalidade no interior do Estado para, daí, desencadear ações para combatê-la”, afirmou. “Além disso, pretendo combater os desvios morais dentro da PM e trabalhar sempre com honestidade, integridade e lealdade.”

Nos últimos três anos e meio, Amaury foi comandante do 6.º Batalhão de Cascavel.

Voltar ao topo