Novas companhias da PM para o Oeste do Estado

O governador Roberto Requião e o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, definiram, na reunião Mãos Limpas nesta segunda-feira (17), a instalação de duas companhias especiais e independentes da Polícia Militar no Oeste do Estado. A 5.ª Companhia Independente da PM de Umuarama deve ser instalada na cidade na quarta-feira (19) e a de Guaíra deve ser definida até o fim do ano.

“Umuarama vai contar com uma companhia especial e independente, que irá reforçar o policiamento da cidade. Este é mais um compromisso assumido com a população que o governo está cumprindo”, anunciou Requião. Além do aumento do efetivo policial, as companhias devem receber novos equipamentos, como helicópteros e armamento.

De acordo com o secretário Delazari, a instalação dessas companhias significa melhora para a polícia dos municípios. “Trata-se de uma companhia independente para requalificar e modificar o efetivo já existente”, afirmou. A 5.ª Companhia Independente da PM irá desmembrar o policiamento local do 7.º Batalhão que tem sede em Cruzeiro do Oeste, cidade vizinha de Umuarama.

A nova unidade operacional prestará atendimento também aos municípios de Douradina, Maria Helena, Perobal, Icaraíma, Ivaté e Alto Paraíso, onde moram 131 mil pessoas, em uma área de 4.610,99 quilômetros quadrados. A área atual do 7.º BPM – que abrange 25 municípios – será dividida em duas circunscrições territoriais. Uma ficará sob a responsabilidade da corporação, com sede em Cruzeiro do Oeste (que tem um efetivo de 325 policiais militares), e a outra a cargo da nova unidade.

Fronteira

Para Guaíra, Delazari explicou que a companhia independente vai auxiliar no gerenciamento da segurança da fronteira. Segundo o secretário, ela vai atender não só o município, mas também toda a região. O projeto da companhia de Guaíra está sendo preparado e deve ficar pronto até o final do ano.