Negado habeas corpus para Bento Chimelli

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Hamilton Carvalhido negou o pedido de habeas corpus para o prefeito de Rio Branco do Sul, Bento Chimelli, 70 anos, que está com prisão preventiva decretada e continua foragido. Também foi negado o agravo regimental crime em favor do prefeito, que foi julgado pela 1.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná em favor do prefeito. O agravo também visava a revogação da prisão preventiva.

Os dois pedidos foram impetrados pelo advogado Cláudio Dalledone Júnior, que abandonou o caso. Ontem, o advogado Dálio Zippin Filho, que é o novo defensor do prefeito, disse que irá analisar o caso e se achar conveniente Bento Chimelli poderá se apresentar. “Ele tem sérios problemas de saúde, idade avançada e está sob cuidados médicos”, disse Dálio. Ele informou que no final de semana irá decidir o que seu cliente deve fazer.

Apreensão

O caso envolvendo o prefeito veio à tona no último dia 12, quando o Ministério Público do Paraná, com apoio da Polícia Miltiar, cumprir o mandado de busca e apreensão na empresa Cal Chimelli, de propriedade do prefeito, e no Departamento de Transportes da prefeitura. Foram apreendidos dez veículos, peças de automóveis, cinco mil projéteis de vários calibres e dezoito armas, inclusive de uso restrito. Alguns veículos estavam sem placa e com chassi adulterado.

A operação de busca e apreensão foi requerida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Branco do Sul, que havia recebido denúncia de que o prefeito vinha utilizando funcionários e veículos da prefeitura em seu benefício.

Voltar ao topo