Multas de trânsito investigadas em São José dos Pinhais

A 2.ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais recebeu, na tarde de ontem, denúncia de grampos telefônicos ilegais na Secretaria Municipal da Segurança e no Departamento Municipal de Trânsito. A denúncia, apresentada pelo Conselho de Segurança da cidade, será analisada pelo promotor Marco Aurélio São Leão.

Na última segunda-feira, o secretário da Segurança, Ariovaldo Gouveia, o diretor de Trânsito, João Cavalim de Lima, e o chefe da divisão de Comunicação e Monitoramento, Giles Amboni, pediram exoneração dos seus cargos.

Quem assume a secretaria é José Roberto de Oliveira Alves, atual diretor da Guarda Municipal. Por enquanto, não serão designados novos nomes para os outros dois cargos, já que faltam apenas 20 dias para o fim da atual gestão.

Irregularidades

O prefeito Leopoldo Meyer também determinou abertura de sindicância administrativa. Em nota oficial, a prefeitura informou que as gravações em ramais da secretaria teriam sido realizadas em investigação de suposta irregularidade no processamento de recursos de multas de trânsito, aplicadas por guardas municipais.

“Os responsáveis pelos órgãos envolvidos explicaram que o procedimento foi em defesa da instituição, uma vez que havia fortes suspeitas de irregularidades no Departamento Municipal de Trânsito”, diz a nota.

De acordo com o vice-presidente do Conselho de Segurança, Gustavo Franco, um funcionário municipal apresentou, na semana passada, arquivos de áudio com as interceptações telefônicas.