O motorista Cleiton Pereira Azevedo, de 27 anos, que na madrugada deste domingo (30) atropelou cinco índios na BR-277, matando três, em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Paraná, recebeu alta nesta segunda-feira (31).

continua após a publicidade

Ele foi encaminhado por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) à 2ª Subdivisão Policial (SDP) em Laranjeiras do Sul. Segundo a polícia, ele será ouvido e recolhido a uma das celas do presídio.

No acidente, três índios morreram na hora e um quarto, que chegou a ser dado como morto, está internado em estado estável na UTI de um hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava. O quinto teve ferimentos leves.

Após atropelar os índios, o rapaz capotou o carro em que estavam ele e mais quatro pessoas, inclusive duas adolescentes. O motorista, além de dirigir embriagado, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

continua após a publicidade

De acordo com Adir Carlos Veloso, coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Nova Laranjeiras, dois índios foram velados na própria cidade e sepultados no cemitério indígena.

O corpo de um terceiro índio que morreu no local do acidente foi encaminhado para uma aldeia indígena em Manoel Ribas, no Norte Central. Há três semanas, os índios bloquearam a rodovia pedindo mais segurança e a instalação de um redutor de velocidade após um índio morrer atropelado.

continua após a publicidade

Na última quinta-feira (27), representantes indígenas, da Funai e da Ecocataratas fizeram uma reunião na Câmara de Vereadores de Nova Laranjeiras e ficou definido que, dentro de 45 dias, será instalado um redutor de velocidade eletrônico no trecho que corta aldeia Rio das Cobras.