Allan Costa Pinto
Atropelamento fatal no domingo e vários acidentes aconteceram na ladeira.

Moradores do Xaxim substituíram uma das placas da Rua David Tows por outra, com o nome Rua da Morte. No início da noite de ontem, eles relataram casos de acidentes e atropelamentos no espaço de apenas uma quadra: a ladeira entre as Ruas Marte e Ayrton Pizzatto Gusi. O protesto foi motivado pela morte de Jeferson Antunes de Carvalho, 18 anos, na tarde de domingo.

continua após a publicidade

O jovem estava sentado em frente de casa conversando com amigos, quando o Palio placa CLW-9703, desceu a rua de ré e desgovernado e o esmagou. Os moradores alegam que, depois que a David Tows tornou-se ligação entre o Xaxim e o Sítio Cercado, a rua ficou muito movimentada. Pedestres têm que disputar espaço com os veículos, que descem a ladeira em alta velocidade, pois não há calçadas.

Em frente a uma residência, próxima a de Jeferson, moradores colocaram uma faixa preta: ?Devagar! Luto!?. Poucos motoristas diminuíam a velocidade. Outros, continuaram passando muito acima dos 40 quilômetros por hora permitidos na via. ?Entre às 17h e 19h, é impossível tirar o carro da garagem?, relatou uma das moradoras da residência.

Pedidos

De acordo com participantes do protesto, há duas semanas, um motoqueiro atropelou uma mulher idosa. Ela morreu na hora e o condutor feriu-se gravemente. Há três meses, um homem, também idoso, foi atropelado por uma moto e ficou paraplégico. Isso sem contar o Fusca que entrou no jardim de uma casa e só não atingiu as pessoas que estavam na garagem porque uma árvore segurou. Em outro caso, um trator capotou na rua e o motorista morreu. Um caminhão de bebidas tombou e espalhou a carga no asfalto. Esses são apenas alguns das dezenas de relatos contados pelos moradores.

continua após a publicidade

Cláudio de Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Salgueiros, diz que já foram pedidas melhorias para a Rua David Tows, à Prefeitura, mas não obtiveram resposta positiva. Os manifestantes pediam calçadas, lombadas e semáforos.

Dono do carro intimado

continua após a publicidade

Até o final da tarde de ontem, a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), ainda não havia recebido o boletim do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar, que registrou o atropelamento de Jeferson. Mesmo assim, o superintendente Orlando Turesso disse que o proprietário do veículo atropelador já foi intimado a comparecer na delegacia e apresentar quem conduzia o automóvel. Testemunhas relataram que uma mulher é quem estava dirigindo e sumiu do local depois do acidente, abandonando o veículo.