MMI

Módulo da Guarda Municipal é instalado no Alto Boqueirão

O Módulo Móvel Itinerante (MMI) da Guarda Municipal de Curitiba foi instalado nesta terça-feira (03) na Praça Maestro Fernandes Alves, no Alto Boqueirão, onde fica até o próximo dia 13. Desde 2013, a unidade percorre todas as regionais da cidade, com o objetivo de tornar os espaços públicos mais tranquilos e seguros, reforçando o papel da corporação como Guarda Cidadã.

A dona de casa Izabel Cristina Faisca e o pequeno Dalton, de 6 anos, foram conferir de perto e aprovaram a ação. “O meu filho gosta muito de andar de bicicleta e de skate aqui, com os amigos, e agora nos sentimos muito mais seguros para frequentar a praça”, disse a mãe.

Moradores do bairro há cinco anos, além de utilizarem a praça como espaço de lazer e recreação, eles passam por ela diariamente para chegar à escola onde o garoto estuda. “Em alguns horários, sentimos medo ao passar por aqui, por isso estamos muito felizes com a operação”, disse Izabel.

O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, explica que, mesmo após o término da ação, a sensação de maior segurança permanece: “A operação inibe a ocorrência de delitos no local e incentiva a população a reocupar os espaços públicos”.

Depois do dia 13, quando o MMI deixa a Praça Maestro Fernandes Alves, as rondas diárias serão reforçadas na região. Segundo o diretor da Guarda, para que haja sucesso, a integração da comunidade com as ações da corporação é fundamental. “Pedimos a máxima participação da população. Denúncias podem ser feitas para o fone 153, o que otimiza o nosso trabalho”, disse.

Balanço

Com o objetivo maior de exercitar a Guarda Cidadã, num esforço contínuo de aproximar a corporação da população, a Guarda Municipal de Curitiba realizou, ao longo de 2014, 16 edições do Módulo Móvel Itinerante (MMI).

Entre outras ações, também foram deflagradas 15 Operações Presença nos terminais de ônibus e estações tubo, sete Operações Parque e 15 operações conjuntas com outros órgãos de segurança, além de 18 Operações Simultâneas nos Bairros, visando tornar as praças e outros locais públicos da cidade mais tranquilos.