Apontado como o mandante do assassinato de Antônio Donizeti Potenza, o “Toninho”, 45 anos, em 2007, no Sítio Cercado, José Casal, 59, foi condenado pelo Tribunal do Júri a 24 anos de prisão, em regime fechado. O homem já estava preso e não poderá recorrer em liberdade. Éverton da Silva do Prado e Juliano Camargo Mozer da Fonseca, ambos de 30 anos, considerados os executores do crime, ainda não foram julgados.

continua após a publicidade

Antônio foi assassinado com cinco tiros no rosto, na manhã de 8 de junho, na frente de casa, na Rua Júpiter. De acordo com as investigações, ele foi vítima de emboscada montada por José. O motivo do crime foi desentendimento na negociação de um mercado, em São José dos Pinhais.

José teria comprado o mercado, mas não pagou. Antônio passou a cobrá-lo, mas seus familiares descobriram que José era acusado de estelionato, e o aconselharam a esquecer a dívida. No entanto, os dois desafetos se encontraram, por acaso, em Londrina, e Antônio novamente lembrou José da dívida.

Tocaia

continua após a publicidade

Em vez de pagar o que devia, José armou uma cilada para Antônio e, no dia do crime, pediu que ele o aguardasse na frente de casa para quitar a dívida. De acordo com a denúncia do Ministério Público, por volta das 9h, Juliano e Éverton chegaram de moto na casa da vítima. Éverton, que estava na garupa, desceu e atirou em Antônio, que morreu na hora.