Ao analisar as imagens da central de monitoramento de uma rede de óticas, na tentativa de identificar bandidos, um policial da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) percebeu que, naquele exato momento, uma das lojas era assaltada, no Hauer. Investigadores e policiais militares foram acionados e detiveram três suspeitos em fuga, próximo da ótica. Um deles é John Lennon da Silva, 21 anos. Os outros são adolescentes. Com eles, foram apreendidos 41 óculos, dois notebooks e um revólver calibre 38.

O assalto aconteceu às 9h46 de quinta-feira, na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza. Um assaltante entrou, rendeu as funcionárias e levou-as para o fundo da loja. Em seguida, surge o comparsa e os dois fazem a limpa nos balcões e nas prateleiras, enchendo duas mochilas com óculos e notebooks.

Na hora

Toda a ação era flagrada pelas câmeras de segurança e, para azar dos bandidos, justamente naquela hora, um investigador estava na central de monitoramento, analisando vídeos de outros roubos. “Pedi para que capturassem as imagens do roubo que aparecia em um dos monitores e me disseram que aquelas imagens eram em tempo real”, surpreendeu-se o policial.

Imediatamente, ele avisou as equipes da DFR e a Polícia Militar, que foram no encalço dos assaltantes. “Quando as equipes chegaram, os marginais tinham acabado de fugir, mas levantamos informações sobre o veículo deles e conseguimos prendê-los em flagrante nas imediações”, explicou o delegado Guilherme Rangel.

Eles foram abordados no Celta branco placa ANS-9810. John Lennon, as mochilas com os objetos roubados e o veículo foram encaminhados à DFR. Os menores foram levados à Delegacia do Adolescente. John Lennon alegou que estava apenas de carona no carro. Porém, o delegado afirmou que ele é um dos que aparece nas imagens e foi reconhecido pelas vítimas.

Óticas

Os recentes assaltos a óticas têm preocupado a polícia. No começo da semana, Vicente de Souza Vidal, 30 anos, foi preso acusado de integrar uma quadrilha especializada nesse tipo de crime. Eles também teriam agido em uma ótica, no Hauer, e levou mais de 100 óculos.

Veja o vídeo do assaltante.