Força Verde
A apreensão da droga aconteceu por volta de 21h de quarta-feira.

A Polícia Militar apreendeu 1,68 tonelada de maconha, na noite da última quarta-feira, em Itaipulândia, no Oeste do Estado. A droga foi retirada de circulação por uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde que fazia patrulhamento noturno no Lago de Itaipu. Esta foi a maior apreensão de maconha da segunda fase da Operação Foz Segura, iniciada em 27 de fevereiro. Dois suspeitos foram detidos.

De acordo com o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira, uma das prioridades de seu comando é exatamente o combate ao tráfico de drogas. ?Nosso projeto prevê diversas ações para inibir este tipo de crime, que vem destruindo famílias inteiras. Vamos continuar com as operações e ações já implementadas, como a Operação Foz Segura?, garantiu Anselmo. Ele explicou que, nos próximos dias, vai detalhar quais programas serão implantados com prioridade pela Polícia Militar.

Dois homens foram presos, um paraguaio e um brasileiro. Eles confirmaram ser os donos da droga. A apreensão da droga aconteceu por volta de 21h de quarta-feira, mas foi por volta de 5h de ontem, que os suspeitos foram detidos. Os policiais voltaram ao local para verificar se não tinham sido dispensadas armas, e encontraram a dupla, com arranhões e escoriações por ter ficado a noite toda escondida no mato.

Lanchas

Durante o patrulhamento, os policiais se depararam com três lanchas que iam do lado paraguaio para o lado brasileiro do Lago de Itaipu. Duas delas, quando perceberam que havia uma embarcação da Força Verde em patrulhamento, retornaram para o lado paraguaio. A outra, atracou no lado brasileiro. As pessoas que estavam no barco e que tinham fugido já foram presas.

Na revista ao barco, os policiais militares ambientais localizaram a droga. Conforme a polícia, a lancha usada pelos traficantes é específica para o transporte de droga e contrabando. São embarcações rústicas que não possuem registro. A polícia informou que a lancha é paraguaia. Ela foi retirada de guincho e levada para a base naútica de Itaipulândia. Posteriormente, seguiu juntamente com a droga para a delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde será aberto inquérito.

A fase 2008 da Operação Foz Segura aumentou o policiamento nas cidades vizinhas a Foz do Iguaçu, para evitar a ?migração? dos criminosos. De acordo com o comando da operação, com ações diversificadas e ainda com o patrulhamento rotineiro, os índices de criminalidade estão sendo reduzidos.

Mais

A Polícia Federal também apreendeu mais 495 quilos de maconha, na noite da última quarta-feira, em dois carros (um Chevette de Santa Helena e um Siena de Nova Santa Rosa), na BR-317, que liga Santa Helena a Toledo. Quatro homens foram presos.