O governador Beto Richa entregou nesta segunda-feira (10), em Londrina, quatro novas viaturas policiais, que serão utilizadas para patrulhar a área da Unidade Paraná Seguro (UPS) Jardim União da Vitória, implantada na cidade no fim de semana.

continua após a publicidade

As viaturas são as primeiras de um total de 1.220 adquiridas pelo governo do Estado para as polícias Civil e Militar. Durante a instalação oficial da UPS, Richa também anunciou o edital para a construção de uma delegacia cidadã em Londrina, entre outros investimentos.

A nova UPS – que é a 12.ª do Estado e a segunda do interior – foi instalada oficialmente no dia do aniversário de Londrina. As quatro viaturas que serão utilizadas na região são equipadas com radiocomunicador e compartimento para presos.

“Temos um acompanhamento criterioso dos números da criminalidade nas UPS, que nos mostra redução de 50%, em média, nos roubos e homicídios nas áreas com policiamento comunitário”, informou o governador.

continua após a publicidade

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, afirmou que a integração com município e outras áreas do governo estadual garante a eficácia da UPS. “O objetivo não é apenas o trabalho policial, mas agregação de serviços públicos para o resgate da cidadania”, disse.

Cartilhas

continua após a publicidade

Os policiais destacados para a área da UPS União da Vitória vão distribuir cartilhas com dicas para a segurança em residências, principalmente neste período de festas e férias de fim de ano. Foram impressos um milhão de exemplares, que serão enviados para todas as regiões do Estado.

“Pesquisas da Polícia Militar mostram que mais de 70% das ocorrências poderiam ser evitadas com medidas preventivas”, destaca o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk.

O secretário da Segurança Pública afirmou que o governo do Estado dará início à implantação de 400 módulos móveis por todo o Paraná para garantir segurança aos cidadãos. A estrutura do módulo móvel, com viatura, furgão e duas motocicletas, dará agilidade e mobilidade ao atendimento.

Investimentos

O governador anunciou que será lançado no mês que vem o edital de licitação para a construção de uma delegacia cidadã em Londrina. “A nova estrutura será mais ágil e funcional”, destacou Richa. Ele lembrou que está em andamento a licitação para a construção da nova sede para o Instituto Médico-Legal de Londrina.

“Estamos fazendo investimentos vigorosos na área da segurança pública, atendendo as necessidades da população. Compramos novas viaturas, instalamos a Delegacia de Homicídios e a base descentralizada do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) em Londrina”, afirmou Richa.

O governador citou outros investimentos realizados em Londrina em áreas como educação, saúde, as obras do viaduto Jamile Dequech e o início das obras de duplicação da PR-445, em janeiro.

“Nenhum outro governo investiu tanto na cidade”, disse Richa. Também está prevista para o primeiro trimestre de 2013 a reforma do Teatro Ouro Verde e a reabertura do Jardim Botânico.

Balanço

O início das atividades na UPS União da Vitória ocorreu na sexta-feira (07), quando mais de 320 policiais militares e civis entraram na área, realizando abordagens e cumprindo 36 mandados de busca e apreensão. Durante o fim de semana, foram mais de 11 mil abordagens na área.

A Polícia Militar apreendeu 21 veículos e deteve oito suspeitos de crimes, além de apreender quatro adolescentes,. Foram expedidas 79 notificações por infrações de trânsito e tiradas de circulação três armas.

A região foi escolhida pelos índices de criminalidade registrados e por ser ponto estratégico, de passagem para três estabelecimentos prisionais, e próximo à PR-445.

Bateu

Também foi lançado o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu) para Londrina, Cambé, Ibiporã e Tamarana. O sistema permite fazer registros de acidentes de trânsito sem vítimas pela internet, reduzindo a burocracia e agilizando o atendimento. O endereço é www.bateu.pr.gov.br.

Além de Londrina, o sistema já está disponível em Curitiba e Maringá. De acordo com a PM, em 2013 o Bateu será estendido para todos os municípios. O secretário de Segurança destacou que, com o Bateu, muitos policiais serão liberados para o trabalho de rua.