Furtam até torneiras.

Os moradores do bairro Água Verde, em Curitiba, estão indignados com a falta de segurança na região. Eles reclamam que os furtos e roubos acontecem a qualquer hora do dia e, nem sempre a polícia comparece quando é acionada. Aliado a isso, os moradores dizem que estão tendo prejuízos com o vandalismo.

A síndica de um condomínio na Rua Silveira Neto, Fernanda Stephano, afirma que em menos de dois meses os equipamentos do registro de água já foram furtados duas vezes. Na primeira ocorrência, conta Fernanda, a Sanepar orientou os moradores a colocarem uma barra de ferro para impedir que a tampa da caixa onde ficam os hidrômetros fosse aberta. “No mesmo dia nós contratamos um serralheiro para colocar as barras. Tivermos que pagar R$ 150,00 pelo serviço”, disse. Além disso, diz a síndica, a Sanepar cobrou uma taxa de R$ 42,47 pelos consertos do ramal e cavalete.

Na semana passada, os moradores foram surpreendidos novamente pela ação dos marginais, que voltaram a roubar os hidrômetros. O condômino Denis Ferreira Neto afirma que a barra de ferro que foi instalada por orientação da Sanepar não impediu o roubo, pois no meio da tampa existe uma abertura para que o leiturista tenha acesso aos relógios. Ele relata que, no mesmo dia, outras onze residências da região tiveram os equipamentos roubados. “Além dos relógios da água, eles também roubaram fios de telefones e arrombaram carros”, folou, afirmando que a população está sendo lesada. “Quando a gente chama a polícia, eles demoram muito para chegar. E o pior é que a PM fica em frente de bingos, enquanto a população está sendo saqueada”, desabafou.

A assessoria de imprensa da Sanepar informou que a responsabilidade dos hidrômetros é dos moradores, que não devem deixar os equipamentos com acesso fácil. Assim como, é o consumidor que tem que arcar com os custos em casos de roubo ou dano. Já a assessoria da Polícia Militar afirmou que o bairro Água Verde conta com o projeto Policiamento Ostensivo Volante (Povo), através do qual os moradores podem ter contato direto com o policial que atua no bairro. Esse policial visita os moradores e comerciantes da região para se apresentar e deixar os contatos para os casos de emergência. A assessoria afirmou que talvez os moradores da Rua Silveira Neto ainda não tinham conhecimento desse projeto, e a partir de agora podem acionar o telefone da viatura da Água Verde, através do 9996-7126.

continua após a publicidade

continua após a publicidade