Julgados ontem por homicídio simples, os réus Irineu dos Santos e Marcos José Matozo, que respondiam em liberdade ao inquérito, foram absolvidos pelos jurados na sessão que teve início às 9h no Tribunal do Júri. Eles eram acusados pelo assassinato do adolescente Zarderlei Santiago Rodrigues dos Santos, 17 anos, ocorrido na madrugada de 27 de maio de 1995. Irineu foi absolvido por unanimidade (sete votos a zero) e Marcos, acusado de participação, teve quatro votos contra três pela sua absolvição.

O assassinato aconteceu às 3h30 de um sábado. Zarderlei tinha ido a um barzinho na noite de sexta-feira. Ao chegar em casa, de madrugada, na Rua Engenheiro Francisco Xavier Driessel, bairro Cachoeira, foi chamado por três homens. Zarderlei já estava quase dormindo, mas levantou da cama com os chamados. Ao abrir a porta, dois tiros foram detonados, e um deles atingiu em cheio o rapaz, que morreu na hora.

Os réus foram defendidos pelos advogados Edson Aparecido Stadler e Pedro de Oliveira Santos Junior, que apresentaram a tese de negativa da autoria. A promotora encarregada da acusação foi Lúcia Inês Giacomitti Andrich e a sessão foi presidida pelo juiz Rogério Etzel.

Hoje

Será julgado hoje, pela acusação de homicídio qualificado, o réu Emerson Roberto da Silva, de 29 anos. Ele foi preso em flagrante na época do crime, mas agora responde ao inquérito em liberdade. Emerson é acusado pelo assassinato do empresário Samuel Johaness Heinrich Pfeiffer, que era proprietário de uma oficina para motores de barco.

Samuel foi morto a pauladas e pedradas na tarde de 22 de novembro de 1993. O empresário chegou a ser levado para o Hospital Cajuru, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia apurou que Emerson tinha abordado Samuel na rua, em frente à oficina, perguntando pelo emprego que o empresário teria lhe prometido. Ao ouvir uma resposta negativa – Samuel disse que o rapaz teria que esperar mais algum tempo – Emerson ficou possesso e passou a agredi-lo, primeiro com um cabo de enxada e depois com uma pedra de concreto retirada do meio-fio.