Jail Benites de Azambuja, juiz da 2.ª Vara da Justiça Federal em Umuarama, foi preso na tarde de sábado em sua casa, naquele município. Ele é acusado de ter armado um “atentado” contra si próprio, no dia 28 de fevereiro, e também ter envolvimento no atentado contra a casa do juiz federal Luiz Carlos Canalli, ocorrido na madrugada do último dia 19.

continua após a publicidade

Jail foi transferido para a superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Segundo a PF, que não quis comentar o caso, pois as investigações tramitam em segredo de justiça, até agora não foi identificado o real motivo para a simulação dos atentados.

Prisões

continua após a publicidade

Canalli participou das investigações do primeiro atentado e, alguns dias depois, determinou a prisão de 47 policiais civis, militares e políticos, acusados de contrabando. Todos foram soltos em seguida por falta de provas. Uma das hipóteses investigadas pela PF é que o atentado na casa de Azambuja teria acontecido para justificar a expedição dos mandados de prisão contra o grupo de policiais suspeitos de envolvimento com o crime organizado.

No entanto, para o segundo atentado, que aconteceu na casa de Canalli, não há qualquer motivação, pois ele não atuava em processos contra integrantes do crime organizado.

continua após a publicidade