Segurança

Irmãos donos de consultoria presos por estelionato

Os irmãos H.M.D.P., 25 anos, e J.D.P., 30, foram presos por estelionato, quinta-feira, em Curitiba. H.M.D.P. é dono da Curitiba Consultoria, empresa que concede empréstimos e era credenciada do Banco BMG. Ele e o irmão deram golpes nos clientes, parecidos com os que eram aplicados pela extinta VC Consultoria, da qual J.D.P foi funcionário. Seis vítimas registraram queixa do 7.º Distrito Policial (Hauer). Uma delas caiu no golpe duas vezes. O prejuízo, somado, passa de R$ 100 mil.

O delegado Adriano Ribeiro, do 7.º DP, contou que, em um dos golpes, os irmãos diziam às vítimas que elas tinham dinheiro a receber. O valor seria referente a juros a mais que a pessoa teria pago, em algum empréstimo, por conta de suposto erro do banco. A promessa era que a quantia seria devolvida. No meio de toda a conversa, os irmãos faziam a vítima assinar um segundo empréstimo.

Juros

Os estelionatários recebiam o valor do novo financiamento e repassavam uma pequena quantia à vítima, como se fossem os juros que ela tinha a receber. “A vítima saía feliz, achando que tinha recebido dinheiro. Mas quando ia ver, estava pagando dois empréstimos, o antigo e o novo, fraudado”, disse um representante credenciado da BMG.

Além desta modalidade, os irmãos usavam outros tipos de conversas nos clientes. J.D.P não tem envolvimento com os golpes que a extinta VC Consultoria aplicou. Na época, ele trabalhava no setor de informática da empresa. “Porém aprendeu como fazer os golpes”, analisou o delegado.

Mais dois envolvidos trabalhavam no escritório da Curitiba Consultoria, na Rua Barão do Rio Branco, 146, sala 4, no Centro. Porém, a polícia ainda não conseguiu levantar os nomes dos suspeitos. Os detidos nada disseram durante o interrogatório.