Grande número de pessoas que tiveram armas apreendidas em inquéritos está preocupada com os furtos que aconteceram na Vara de Inquéritos Policiais, no mês passado.

continua após a publicidade

Cerca de dez armas, de calibre 40 e outros semelhantes, além de 30 telefones celulares, desapareceram da sala de apreensões. Outros furtos de armas também aconteceram em varas criminais, no Centro Judiciário Santa Cândida, antigo Conglomerado Banestado. A Polícia Civil investiga os casos, mas até agora não descobriu a autoria (ou autorias).

O temor dos proprietários de armas apreendidas é de que elas estejam em mãos de bandidos e que sejam usadas em roubos ou assassinatos. É o caso de um policial militar, cuja pistola modelo PT-58-S, calibre 380, com carregador, avaliada em R$ 2.500,00 (de propriedade particular), foi apreendida há mais de dois anos, quando ele se envolveu em tiroteio com bandidos e dois criminosos foram mortos. A pistola seguiu para o Instituto de Criminalística, depois para a delegacia que instaurou o inquérito e, por fim, à Vara de Inquéritos Policiais.

O inquérito foi arquivado e, desde fevereiro de 2009 (antes da mudança da vara do prédio da Avenida Marechal Floriano para a Santa Cândida, ocorrida em julho daquele ano), ele tenta recuperar a pistola. Fez o devido pedido de restituição da arma e este foi deferido pelo juiz, só que até agora a pistola não foi encontrada.

continua após a publicidade

Providências

O prédio do Santa Cândida não tem sistemas de segurança, como portas com detector de metais, reforço nas fechaduras, alarmes ou qualquer dispositivo que possa inibir a ação de ladrões, principalmente nos fins de semana.

continua após a publicidade

O funcionários confidenciam temer trabalhar lá, não só pelo risco que correm, mas pelos procedimentos administrativos que respondem, até com risco de demissão, toda vez que acontece um furto.

O responsável pela solução do problema é o Tribunal de Justiça, que, diante das denúncias, informou ontem, através de sua assessoria de imprensa, que “está se inteirando do fato e coletando as informações necessárias para, após estudos técnicos pertinentes, tomar as providências necessárias”.