Malandros em cana

Flagrados com equipamento usado em golpe contra usuários de caixas eletrônicos

Policiais rodoviários federais prenderam na noite de sábado (04) dois homens com um equipamento utilizado em golpes contra clientes de bancos. A dupla estava em um Honda Civic, que foi abordado em frente ao Posto Taquari, no quilômetro 56 da BR-116, em Campina Grande do Sul.

Logo que foram abordados, os dois homens, de 29 e 39 anos, acabaram contando aos policiais que em um compartimento escondido do veículo, acessível apenas pelo porta-luvas, estava um aparelho telefônico que simula um interfone.

Os policiais gravaram a conversa com os rapazes e um deles contou que o equipamento é usado para simular atendimento dos bancos quando os clientes enfrentam algum problema ao usar um caixa eletrônico.

Com a dupla foram apreendidos três celulares, um notebook – cuja senha eles disseram desconhecer – e cerca de R$ 2 mil em dinheiro. A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou os presos, com o que foi apreendido, à Delegacia de Campina Grande do Sul.

O golpe

Dentro do falso interfone encontrado com os rapazes, havia um telefone celular, que estava conectado ao aparelho. De acordo com a PRF, além de instalar o falso interfone, os bandidos também colocam uma frente falsa acoplada ao caixa eletrônico, que faz o cartão travar após ser inserido dentro do caixa.

Com o cartão travado, a pessoa é induzida a usar o falso interfone e é aí que o golpe acontece. Este tipo de golpe é bem conhecido em São Paulo, estado de origem dos dois presos.

Em detalhes, o próprio preso explicou aos policiais como fazia o trabalho e como aplicava o golpe: “Vou à sala de autoatendimento, coloco o falso interfone lá. A pessoa vai usar o caixa eletrônico e trava o cartão. Eu atendo o telefone e ajudo a pessoa, que passa os dados para nós, e a gente e retira o dinheiro, sem que ela saiba”, explicou.

Os clientes não percebem que estão conversando com alguém que não é funcionário do banco, pois os bandidos são especializados nesse tipo de golpe e pedem vários dados pessoais, entre eles a senha do cartão.

A dica da polícia para evitar o prejuízo no bolso, é usar o próprio aparelho celular e buscar, se possível, o telefone do atendimento do banco pela internet. Em Curitiba, clientes que perceberem que caíram em algum tipo de golpe como este podem entrar em contato com a Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, pelo telefone 3261-6600.