São José dos Pinhais está tendo um fim de ano marcado pelas brigas de família. Dois casos se transformaram em homicídios. No primeiro, irmão matou irmão. No segundo, filho matou a mãe, que já era procurada pela Justiça por supostamente ter assassinado a própria filha. Nos dois casos, os autores estão presos.

continua após a publicidade

A briga entre mãe e filho ocorreu na manhã de hoje (29), na residência onde ambos moravam, na Rua Honorato da Silveira, Jardim Ipê. Hermínia Cleide Silvestre Maia, 40 anos, foi amarrada e asfixiada pelo próprio filho, Rogério Dobrovolski Júnior, 19. Ao que tudo indica, o rapaz segurou o pescoço dela com as mãos e apertou.

Segundo o que Rogério disse a policiais civis e militares, sua mãe chegou da balada no começo da manhã alucinada, possivelmente pelo consumo de drogas. Agressiva, a mulher teria se armado com uma faca e tentado golpear o filho, que tinha um corte de tamanho médio no peito, mas sem profundidade.

Rogério disse que, para controlar a mãe, a amarrou com pés e mãos virados para as costas e saiu de casa. A vizinha, que escutou a discussão de mãe e filho, foi até lá depois da saída de Rogério, encontrou a amiga morta e chamou a PM. Quando o filho voltou, cerca de uma hora depois da briga, já viu a mãe morta e a polícia chegando na porta. Rogério foi preso em flagrante por homicídio qualificado, com o agravante de que o crime foi cometido contra ascendente (pais ou avós).

continua após a publicidade

A polícia constatou que Hermínia – que tinha documentos com nome falso dentro de casa – tinha um mandado de prisão. No entanto, por alguns entraves do sistema online, os policiais não conseguiram constatar por qual crime a mulher era procurada. Foi Rogério quem contou aos policiais militares do 17º Batalhão que a mulher tinha passagem por homicídio, porque matou a própria filha. Mas não deu mais detalhes do caso.

Bebedeira

continua após a publicidade

Por volta das 2 horas da madrugada de sábado, a confusão familiar foi na casa de Itamar Francisco Demeda, 39 anos, morto pelo próprio irmão, Laércio dos Santos Lima, 30, que ficou esperando a chegada da polícia, arrependido do que fez, e foi preso em flagrante. O crime foi na Rua Wilson Luiz Lopes, Jardim Fênix.

Segundo apurações da delegacia de São José dos Pinhais, Laércio foi jantar na casa do irmão sexta-feira. Começaram a beber até que, já bem alterados pelo álcool, se estranharam no começo da madrugada e iniciaram uma discussão.
Entre outros motivos, Laércio tomou as dores de sua cunhada, que foi agredida pelo marido Itamar há alguns dias. No meio da briga, Laércio pegou uma madeira e matou o irmão a pauladas.