Falso funcionário do Detran é preso na CIC

Noir Antônio Duque Medeiros, o “Japonês”, 35 anos, foi preso sábado, em sua casa na CIC, pela Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC). Segundo a polícia, intitulando-se funcionário do Detran, ele prometia facilitar a emissão da carteira de habilitação, sem que a vítima precisasse fazer testes no Detran. De cada uma delas, cobrava cerca de R$ 1.500,00 e não entregava o documento.

Segundo explicou o delegado Augustus Vinícius de Carvalho, Noir prometia que, em troca do dinheiro, bastava a pessoa fazer uma fotografia e aplicar sua impressão digital no documento expedido pelo Detran. Uma das vítimas denunciou o golpista. No mesmo dia, Noir foi preso em sua residência, no Jardim Caiuá.

Golpes

Na casa do detido, os policiais encontraram uma pasta, com vários documentos. Todos estavam em nome de terceiros, mas com a foto de Noir. Não se sabe se foram originais adulterados ou falsificados. Para o delegado, isso indica que o estelionatário estava preparando outros golpes, possivelmente no comércio e em financeiras.

O detido confessou à polícia que aplicava os golpes por ter ficado com problemas financeiros, desde que saiu da prisão, em 2007. Ele cumpria pena por roubo e, em novembro do ano passado, a Vara Criminal de Campo Largo concedeu-lhe a liberdade. Noir foi levado ao Centro de Triagem II, em Piraquara. A polícia vai verificar se havia outros envolvidos com o golpista.