O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, abriu nesta terça-feira (31) o círculo de palestras do 2.º Seminário Realidade Infanto Juvenil – Desafios e Perspectivas, que reúne especialistas em segurança pública e educadores em Curitiba.

continua após a publicidade

Durante o evento, que acontece no Hotel Four Points by Sheraton, serão discutidas as principais metas e as ações do plano de capacitação para os profissionais que atuam na rede de proteção a crianças e adolescentes vítimas de crimes.

Idealizado pela Polícia Civil e pelo Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CEDCA/PR), com apoio da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, o seminário teve como primeiro ato a palestra do Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

Ao abrir o evento, Almeida Cesar ressaltou que a realização do seminário é pertinente, já que a temática infanto juvenil no Brasil exige um esforço e uma integração de toda a sociedade, pois, para ele, o tema que transcende a área de segurança publica.

continua após a publicidade

“É evidente que as forças de segurança têm um papel um papel preponderante na proteção de crianças e adolescentes, mas esse assunto deve envolver políticas públicas nas áreas da educação, da saúde, da família e do desenvolvimento social”, afirma.

O secretário da Segurança também evidenciou a orientação do governador Beto Richa para fortalecer as unidades do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride) e do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) no Paraná.

continua após a publicidade

Almeida Cesar revelou que a inauguração das novas sedes dos órgãos em Curitiba está prevista para o próximo dia 7 de agosto. Além disso, ele lembrou que deverão ser adquiridas novas e estruturas físicas para o Nucria e para o Sicride em Paranaguá, em Ponta Grossa e em Londrina.

“Acabamos de avaliar os gastos preparatórios de instalação do Nucria em Maringá e em Cascavel. Então, todo o esforço que pudermos fazer visando contribuir para consolidar essa rede de proteção aos jovens, para fazer prevalecer os direitos da criança e do adolescente nós faremos”, completou.

Para o delegado-geral, Marcus Vinícius Michelotto, a postura da Sesp na estruturação de unidades especializadas mostra o respeito e a preocupação do governador Beto Richa e do secretário com a segurança de crianças e adolescentes. “Nesse governo já foram criados cinco Nucrias no Paraná”, comemora o delegado.

Michelotto salientou o trabalho dos policiais civis que atuam nas unidades especializadas na proteção de jovens e crianças. Para ele, o valoroso trabalho dos policiais, que atuam de forma anônima, só é eficiente se houver a união de vários órgãos.

“Esse é o papel desse evento, já que ele permite a integração com vários órgãos da sociedade e só dessa forma que nós conseguiremos ter eficiência no combate a esse crime tão hediondo que é a violência contra a criança e o adolescente”, sentencia.

Representando a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a presidente do CEDCA/PR, Márcia Tavares dos Santos, se mostrou satisfeita com a possibilidade da apresentação de um diagnóstico da realidade paranaense quanto à segurança de crianças e adolescentes no Paraná.

“É uma satisfação imensa investir na área da criança e do adolescente, porque só assim nós vamos poder realmente ter uma política de estado efetiva e que os direitos das nossas crianças e adolescentes sejam respeit,ados e implantados”, concluiu.

As palestras do 2.º Seminário Realidade Infanto Juvenil – Desafios e Perspectivas se estendem até a tarde desta quarta-feira (1.º). Durante o evento serão selecionados multiplicadores e representates para as turmas de aprimoramento que serão oferecidas na ESPC.