Escuna pega fogo em travessia no litoral

Uma escuna particular pegou fogo ontem, por volta das 11h, enquanto fazia a travessia de Paranaguá para a Ilha do Mel, no litoral do Estado. As seis pessoas que estavam na embarcação pularam na água e foram salvas pelo Batalhão de Polícia Florestal da ilha. Um problema na bomba de refrigeração do escapamento teria causado o problema. A embarcação foi rebocada pelos policias para perto da ilha, mas acabou afundando.

Segundo o cabo Valmor Santana Filho, a embarcação estava próxima à ilha quando começou a pegar fogo. Os ocupantes tentaram apagá-lo, mas não conseguiram. Os oficiais estavam no posto policial que fica próximo à praia quando avistaram a coluna de fumaça preta que se erguia pelo céu. Foram verificar e encontraram as pessoas já pulando na água. Todos estavam usando coletes salva-vidas. Devido ao mau tempo e o mar revolto, o resgate foi cercado de muitas dificuldades. “O mar levava cada um para um lado”, disse Valmor.

A escuna pertencia ao empresário de Paranaguá Ricardo Teodócio Hathanásio, 47 anos, que estava entre os tripulantes. O cabo Valmor disse que o proprietário afirmou que a embarcação havia passado por uma reforma alguns meses atrás.

Todos as pessoas a bordo eram da mesma família. Dois tinham vindo do Estado do Mato Grosso para passar o feriado. Entre eles, havia um garoto de 14 anos.

Na tarde de ontem, a Capitania dos Portos de Paranaguá conversou com os ocupantes da embarcação para averiguar as causas do acidente. De acordo com o sargento Gonçalo Silva Filho, amanhã será aberto um inquérito. Ainda não se sabe se a embarcação passou pela vistoria anual feita pela Capitânia. A escuna valia R$ 150 mil.

Voltar ao topo