Escola falsificava documentos da Seed

A Polícia Civil de Limeira (SP) apreendeu no último sábado (18) certificados de conclusão do ensino médio com carimbo e assinatura falsos da coordenadora de Documentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Célia Fernandes. A ação foi possível após uma denúncia feita pela própria coordenação e pelo departamento de Infra-estrutura da secretaria.

Os certificados estavam em posse do professor Luiz Ricardo Fermoseli e de Nagibi Reichi Filho, dono do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos a Distância Inovar, que tem sede em Piraquara (PR) e vinha atuando na cidade de Limeira (SP). Ambos foram levados à delegacia para prestar depoimentos.

Segundo a chefe do Departamento de Infra-estrutura, Ana Lúcia Shulhan, a instituição de ensino já vinha sendo investigada e uma denúncia ajudou a desarmar o esquema. "O Inovar é reincidente e fomos informados por uma pessoa que havia se matriculado no curso e que, após o pagamento de R$ 440, recebeu duas apostilas referentes aos conteúdos de 2.º e 3.º ano do ensino médio e as respectivas provas respondidas", contou.

A apreensão dos certificados ocorreu quando estava sendo realizada a prova de conclusão de curso. Por volta das 14h, policiais civis interromperam as provas que estavam sendo realizadas no salão paroquial de uma igreja. Logo após preencherem as provas, os alunos já receberiam os certificados, antes da correção. Segundo o delegado da Polícia Civil de Limeira, Marciano Martim, 15 pessoas estavam fazendo a prova. "Os certificados com o carimbo e a assinatura da coordenadora de Documentação Escolar da Secretaria da Educação do Paraná já estavam prontos".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.