Mapa da violência

Em novembro, Curitiba e RMC registraram 119 homicídios

O município de Araucária foi o grande vilão das estatísticas da violência, na Grande Curitiba, em novembro. A cidade, que vinha registrando média de 4,6 assassinatos mensais, foi palco de 18 mortes no mês passado. É o maior índice desde a criação do Mapa da Violência do Paraná Online, em junho de 2009, e provavelmente o maior da história do município. Foram 13 homicídios e cinco suspeitos mortos em um confronto com a polícia, na Rodovia do Xisto.  De acordo com a polícia, grande parte dos crimes está relacionada a desavenças envolvendo pessoas ligadas a desmanche de veículos furtados ou roubados.

Em Curitiba e região, foram 119 assassinatos, incluindo homicídios, latrocínios e confrontos com a polícia. Representa queda de 9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na capital, foram 46 mortes, segunda melhor marca do ano e 11,5% a menos que em novembro de 2011. Bairros ocupados pelas Unidades Paraná Seguro (UPS´s) novamente registraram poucos assassinatos. No entanto, a criminalidade migrou e o Pinheirinho e o Alto Boqueirão lideraram os índices de violência em novembro.

Queda

Pelo terceiro mês consecutivo, São José dos Pinhais registrou menos de dez assassinatos, indicando redução da violência, já que nos últimos três anos, a média era de 15 mortes mensais.

Como de costume, mais da metade das vítimas tinham menos de 30 anos. Foram 13 mulheres assassinadas e os dias mais violentos foram as sextas-feiras e os sábados. Nove pessoas morreram em confronto com a polícia.