Áreas rurais não estão mais a salvo da violência. Terça-feira à noite, dois homens armados roubaram um trator na localidade de São Silvestre, em Campo Largo, mas na fuga toparam com a Polícia Militar. Houve troca de tiros e um dos suspeitos foi baleado.

O roubo ocorreu por volta das 19h30 numa propriedade rural da localidade, distante 60 quilômetros do centro de Campo Largo. Os dois bandidos invadiram a residência, trancaram a família no banheiro e antes de fugir com o trator furaram os pneus dos outros veículos da casa.

Os assaltantes ainda cortaram os cabos telefônicos da chácara, mas um dos moradores conseguiu chamar a Polícia Militar. Na Estrada do Cerne, uma equipe do 17.º Batalhão encontrou o trator Massey Ferguson semelhante ao descrito pelas vítimas e abordou os dois ocupantes. A resposta veio à bala. Houve revide por parte dos policiais e um dos suspeitos foi atingido no peito. O outro conseguiu fugir pelo mato.

O detido, que forneceu o nome de Cláudio José Manso da Luz, 22 anos, foi levado pelos próprios policiais ao Hospital Evangélico, onde permanecia internado até a manhã de ontem, sem risco de morte. O nome fornecido por ele e a identidade do comparsa serão checados pela Polícia Civil, que devolverá o veículo roubado ao proprietário.

Lucro fácil

O fato é relativamente comum em municípios com extensas zonas rurais, como Campo Largo. Uma queixa de furto ou roubo de trator é registrada por mês, segundo o superintendente da delegacia da cidade, Everson Haisi. Os receptadores são produtores rurais, que se beneficiam da não-obrigatoriedade de se apresentar documentos para comprovar a origem das máquinas – apenas a nota fiscal, constando o número do chassi, é suficiente. Mas, como muitas destas são antigas, vários proprietários não dispões mais delas.

"Ano passado, recuperamos em Londrina um trator roubado aqui. Como as máquinas ficam confinadas nos sítios e fazendas, é difícil encontrá-las", disse o policial, estimando em R$ 100 mil o preço de um trator comum, como o roubado em São Silvestre.

Em 2004, oito ladrões de tratores foram presos na DP de Campo Largo, alguns deles integrantes de quadrilhas especializadas neste tipo de crime.