Crueldade sem tamanho

Dupla deixa animal pequeno quase em coma alcóolico

O bigode sujo de vermelho e o andar cambaleante foi o que denunciou que o filhote de rottweiler ingeriu bebida alcoólica em excesso. O cachorro acompanhava dois homens que estavam bebendo na Praça Cicero Portes, no Xaxim, e quase entrou em coma alcoólico depois de tomar cachaça com sabor de morango. Quem descobriu a situação foram dois policiais militares que faziam patrulha pelo bairro na tarde de quarta-feira. Eles abordaram os homens e perceberam que o cachorro não estava bem. “Os suspeitos estavam cambaleando e o cachorro junto”, conta o soldado Fernando J. Moreira.

Mesmo com a possibilidade de punir os responsáveis pelo crime de maus tratos a animais, previsto em lei, os PMs dispensaram os dois homens e priorizaram a vida do animal. “Não tínhamos como deixar o cachorro naquela situação. Além disso, os suspeitos só teriam que assinar o termo circunstanciado e iriam embora”, avalia o soldado Diego Renê Cordeiro de Assunção.

Adoção

Os policiais encaminharam o cachorro a uma clinica veterinária e arcaram com a despesa de R$ 25 para aplicação de glicose. Em seguida, entraram em contato com o fotógrafo João Carlos Frigério, que procurou pelo Facebook algum interessado em adotar o animal. Quem respondeu prontamente foi a estudante de medicina Karina Ancioto. Ela está cuidando do cachorro batizado pelos PMs de Whisky. “Fiquei sensibilizada com a situação e vou ficar com ele até que se recupere bem”, diz Karina, que procura outro interessado em adotar o animal.

Surpresa pelos maus tratos

O caso de Whisky pegou a corporação de surpresa, que ainda não tinha encontrado nenhuma situação semelhante. Na Sociedade Protetora dos Animais, este tipo de mau trato também surpreendeu, pois foi considerado inédito. Para o tenente coronel do 13.º Batalhão da PM, Carlos Sussumu Ota, fica a lição que a vida deve ser defendida sempre. “Temos que resgatar o valor da vida em todos os aspectos, independente que seja um animal ou um ser humano.”

Veja na galeria de fotos o cachorrinho.