Dupla acusada de aplicar golpes é presa no Xaxim

Acusados de aplicar golpes contra aposentados e pensionistas em vários lugares do Brasil, Wellington Daniel de Paula, 21 anos, e Andrey Leandro Gonçalves, 30 anos, foram presos por policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas. Eles foram apanhados em flagrante na agência do Banco do Brasil do bairro Xaxim, quando faziam a retirada de R$ 4.230, fruto de um dos golpes.

De acordo com o delegado Vinícius Augustus, o golpe era aplicado em aposentados e pensionistas que acionavam judicialmente a previdência privada para receber diferenças salariais. Várias queixas feitas na delegacia davam conta de que uma quadrilha, de posse de informações sobre ações indenizatórias, mandava cartas para as vítimas como se fossem correspondências do Poder Judiciário ou de escritórios de advocacia, avisando que a pessoa tinha direito a receber certa quantia proveniente da ação que chegava ao final. Na carta constava o número de uma conta bancária e qual a agência a pessoa deveria depositar valores para cobrir honorários de advogados e custas judiciais.

?Com a confirmação do depósito, normalmente em contas de laranjas, pessoas ligadas aos criminosos se dirigiam até a agência e faziam a retirada do dinheiro. Quando a vítima descobria que tinha sido enganada, já era tarde?, explicou o delegado.

Segundo Vinícius Augustus, Andrey Gonçalves seria um dos ?laranjas? usados para receber o dinheiro depositado. ?Ele negou em depoimento, mas Wellington confirmou que ele recebia comissão para emprestar sua conta bancária?, disse.

Andrey já havia até mesmo registrado uma falsa queixa de extravio de todos os documentos. ?Caso fosse preso, diria à polícia que perdeu os documentos e que não sabia nada sobre a conta bancária. Mas todos os documentos que ele alegou ter perdido estavam com ele?, contou o policial.

Voltar ao topo