A Polícia Federal prendeu, ontem, oito pessoas em Curitiba durante a Operação Malta, deflagrada para combater o tráfico internacional de drogas. Um casal de europeus foi preso em flagrante, com 5 quilos de cocaína no início da manhã. O homem, natural da Ilha de Malta, e a moça que estava com ele, da Romênia, estão presos com seis brasileiros na carceragem da PF.

Segundo informações oficiais, os dois adquiriam a droga em Curitiba e a exportavam para a Europa, dentro de máquinas, como compressores de ar e reservatórios de ar condicionado, que eram enviados em navios. Os traficantes teriam feito cinco remessas até que o crime fosse detectado no continente europeu e informado às autoridades brasileiras.

Outros

Além dos mandados de prisão, a PF cumpriu, ontem, 13 mandados de busca e apreensão em residências e empresas de Curitiba. As ordens judiciais, cumpridas por 40 policiais federais, foram expedidas pela 2.ª Vara Federal Criminal.

Durante as investigações, a PF identificou outros integrantes do grupo criminoso, que teriam vindo da Europa para se reunir com traficantes locais. Nos últimos meses, três traficantes pertencentes à quadrilha foram presos com 400 micropontos de LSD e 13 quilos de cocaína.