Dois supermercados foram assaltados na madrugada de ontem, em Curitiba. Em ambos os casos, os ladrões roubaram dinheiro e mercadorias. A ação mais planejada aconteceu no Portão. Uma quadrilha composta por aproximadamente oito homens invadiu o estabelecimento por volta das 4h.

Bem preparado e equipado com rádios comunicadores, o grupo se dividiu em duplas que desempenharam funções diferentes. Armados com revólveres e pistolas, dominaram os seguranças em duas entradas do supermercado e os mantiveram sob a mira de armas. Como os seguranças não carregavam as chaves para o acesso interno, as portas foram arrombadas. Outros doze funcionários também foram rendidos e imobilizados com algemas de plástico, com as mãos para trás. Depois de vasculharem a tesouraria para arrecadar dinheiro e apanharem alguns aparelhos eletrônicos do mostruário, os marginais arrombaram uma loja de celulares, que fica dentro da área do supermercado, e levaram mais alguns objetos.

Comunicação

Toda a ousada ação durou mais de uma hora. Os bandidos trocavam informações através dos rádios comunicadores. Alguns integrantes da quadrilha permaneceram fora do supermercado para dar cobertura, passando dados sobre a aproximação de pessoas estranhas ou da polícia. Pelo menos um veículo foi utilizado pelo grupo, para a fuga. Seria um Marea de cor escura.

A polícia foi acionada por volta das 6h. Investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), além de policiais militares, estiveram no local. De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, titular da DFR, as investigações estão no início e a partir do depoimento dos funcionários espera-se obter informações que levem à identificação dos assaltantes. A quantia levada do supermercado não foi divulgada. De acordo com o delegado, alguns marginais se comunicavam utilizando linguagem de quem já desempenhou funções no ramo de segurança ou até mesmo como policial.

Outro assalto

Minutos antes desta ação, por volta das 3h25, marginais foram flagrados por uma equipe de segurança particular saindo das dependências de um outro supermercado, na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade. Houve uma troca de tiros, mas os bandidos conseguiram entrar em um Monza que dava cobertura e fugiram, seguindo sentido a Campo Magro. Duas equipes do 12.º Batalhão da Polícia Militar deram atendimento à situação. Pelos dados obtidos, os ladrões entraram no supermercado pelo telhado e teriam arrombado um cofre. Não foi confirmado o que foi furtado.