Diminuem os crimes cometidos por adolescentes

A Delegacia do Adolescente mostra que a maioria dos delitos cometidos por pessoas com menos de 18 anos apresentou queda significativa este ano, em comparação ao mesmo período de 2003. A lesão corporal diminuiu em mais de 60%, mas o roubo, um dos crimes mais graves e comuns entre os adolescentes, teve aumento de 31,5%.

Dos 15 atos infracionais cometidos por menores e registrados pela delegacia especializada, apenas três apresentaram aumento no número de ocorrências. Nos primeiros seis meses de 2003, foram registrados 67 casos de uso de drogas, contra 69 este ano. Em relação ao tráfico de entorpecentes, os índices ficaram equiparados. “Embora estejamos sempre procurando coibir essas ações, é muito difícil brigar contra o tráfico e o uso de drogas. Por isso, manter esses índices estáveis já é uma vitória”, afirmou a delegada Selma Braga, titular da Delegacia do Adolescente de Curitiba.

Quanto ao roubo, no ano passado foram registrados 149 casos, número que, no mesmo período de 2004, subiu para 196. Esse aumento refletiu nas estatísticas de furto, onde a violência não é empregada. Em 2003 foram registrados 337 casos, contra 207 este ano. “Infelizmente a diminuição do furto se deve ao aumento do roubo, que passou a ser feito com mais violência”, explicou a delegada.

Por fim, o delito que apresentou maior queda foi o de lesão corporal, baixando 64,1%. “Esse resultado positivo reflete um trabalho eficaz da patrulha escolar implantada este ano, pois a maioria das brigas acontecem na saída das escolas”, concluiu a delegada.

Voltar ao topo