O Detran alerta sobre informações falsas divulgadas na internet em e-mails e redes sociais. São avisos não-oficiais, com conteúdo improcedente, sobre serviços e legislação de trânsito. Os e-mails podem representar risco no caso de apresentarem links que, abertos, dão a criminosos acesso a dados cadastrais e bancários.

continua após a publicidade

Alguns desses falsos e-mails solicitam que o usuário acesse links para supostamente regularizar a situação de um veículo multado. O Detran esclarece que não envia e-mails com multas ou solicitações de cobranças para os usuários. As notificações de infrações chegam aos condutores paranaenses exclusivamente pelos Correios. Para saber sobre pontuação na carteira de habilitação e outros serviços do Detran-PR, o interessado deve acessar diretamente o site www.detran.pr.gov.br.

Outras informações equivocadas estão espalhadas pela internet. As mais comuns afirmam que motoristas que não renovarem a Carteira Nacional de Habilitação em 30 dias após o vencimento perderão a habilitação e pagarão multa, ou que motoristas habilitados há menos de um ano não podem dirigir em rodovias. Outro boato é sobre aumento na carga horária para obter a primeira habilitação.

Oficial

Em caso de dúvidas, o interessado deve procurar o atendimento online do Detran, ligar para 0800-643-7373 (de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h) ou ir até uma unidade de atendimento.

continua após a publicidade