enkontra.com
Fechar busca

Painel do Crime

Presos ‘recicláveis’

Detentos tentam escapar de delegacia em sacos de lixo

Tentativa de fuga dos marginais rendeu indiciamento de dois carcereiros

  • Por Karen Bortolini

Sidney da Cruz, 34 anos, e Carlos Eduardo Barbosa Pereira, 19, tentaram fugir, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, disfarçados de lixo, na tarde de ontem. Esta foi mais uma tentativa de fuga daquela carceragem superlotada. A escapada do fim de semana resultou no indiciamento de dois carcereiros, suspeitos de ajudar três detentos a ganhar as ruas.

A tentativa de ontem surpreendeu a polícia. “Eles entraram nos saco de lixo, se enrolaram em um cobertor e com uma marmita na cabeça tentaram se passar por detritos”, contou o delegado Gerson Machado, da DFRV. Por volta do meio-dia, o investigador Cleverson Mineiro notou um dos sacos se mexer. “Pensei que fosse um rato. Fui mais perto e percebi que era o detento tremendo”.

Sidney está preso por receptação e Carlos por porte ilegal de arma e assalto. Eles estão com visitas suspensas por tempo indeterminado e só poderão receber material de higiene pessoal e remédios. O delegado abrirá um processo administrativo para investigar como os presos puderam chegar ao corredor dentro dos sacos.

Facilitação

As tentativas de fuga são frequentes na DFRV. Os auxiliares de carceragem Neri Matheus Marcondes Kreninski e Paulo Pereira da Silva serão indiciados por ter ajudado na fuga de três presos no fim de semana. Leandro Fernandes, 19, Valdemar Simões, 29, e Uillian Portes de Barros, 21, serraram as grades da cela e fugiram pela cozinha da DFRV. Quem souber do paradeiro deles pode entrar em contato com a polícia anonimamente pelo 197 ou 3314-6400.

“Os carcereiros também responderão por tráfico, pois encontramos drogas nas celas. Eles haviam praticando crimes de corrupção ativa, concussão e peculato”, afirmou o delegado. Os funcionários cobravam dinheiro dos presos ou familiares para repassar celulares, drogas, serras e outros objetos cortantes. O delegado ressalta que já foram levantadas provas suficientes para que os dois respondam criminalmente e administrativamente.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Últimas Notícias

Mais comentadas