Depen corta cartão-ponto de agentes de Catanduvas

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) começou a cortar o cartão-ponto dos agentes penitenciários de Catanduvas, oeste do Paraná, em greve desde o último domingo.

Para o Depen, não se trata de retaliação ao movimento grevista, mas uma medida em função do não comparecimento ao trabalho, já que o Ministério da Justiça considera a paralisação ilegal.

De acordo com um dos diretores do Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais (Sindapef) de Catanduvas, Marcelo Ferreira, o número reduzido de agentes (a penitenciária está funcionando com 50% do efetivo) causou um “pequeno transtorno” ontem na penitenciária.

“Como a revista de mulheres que chegam para visitas tem que ser feita por mulheres, a penitenciária solicitou o apoio da Polícia Militar do Paraná hoje (ontem)”, informou.

O Depen também enviou no último domingo um reforço da Força Nacional de Segurança. Entre as reivindicações dos agentes está a rediscussão da Medida Provisória 441, que cria o plano de cargos e salários da categoria.