Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Londrina, apreenderam neste final de semana 92,3 quilos de maconha em uma barreira no município de Santo Inácio, a 80 quilômetros de Maringá. A droga foi encontrada no meio de uma carga de meias, em ônibus fretado que fazia o transporte de mercadorias importadas de Foz do Iguaçu a Brasília.

continua após a publicidade

De acordo com o delegado-chefe da Denarc de Londrina, Marcos Paulo Rigoni Rubira, uma equipe realizava diligências em Foz do Iguaçu quando notou a presença do veículo em rodovia próxima à cidade. “A equipe identificou o ônibus pelas características comuns aos ônibus de sacoleiros, que vão à região em busca das mercadorias vendidas no Paraguai”, explica o delegado.

Como o veículo trafegava em alta velocidade, a polícia decidiu acompanhá-lo em seu trajeto a partir de Foz do Iguaçu. No caminho, alertaram os demais integrantes do Núcleo em Londrina para que o abordassem na região de Maringá. “Então, ficou estabelecida que a fiscalização seria no município de Santo Inácio, com o apoio de policiais da Denarc Maringá”, afirma Rubira.

Identificado, o ônibus com placas de Minas Gerais foi parado e revistado. No veículo foram encontrados seis volumes contendo pelo menos mil pares de meias servindo de invólucro para 126 tijolos de maconha, que pesavam 92,3 quilos da droga.

continua após a publicidade

No ônibus viajavam 28 pessoas que foram até o Paraguai para comprar produtos e revender em Brasília, local de destino da excursão. Todos responderão em liberdade pelo crime de descaminho, pois além da droga, o ônibus transportava grande quantidade de produtos importados comprados de forma ilegal e sem o recolhimento de impostos.

Segundo a polícia, ficou comprovado que o proprietário da droga não se encontrava entre as pessoas que viajavam no veículo, já que todos os pacotes estavam fechados e identificados com os nomes de seus donos. “Conforme depoimento do motorista, ele não sabia da existência da droga no ônibus e alega que a pessoa responsável pelos volumes contendo maconha havia viajado um dia antes em ônibus comercial, tendo embarcado apenas sua mercadoria no veículo fretado”, disse o delegado.

continua após a publicidade

Os produtos importados foram apreendidos pela Receita Federal em Maringá e as investigações da polícia civil continuam para descobrir demais pessoas envolvidas com o tráfico.