Defesa de Valentina começa hoje

Começa hoje a atuação da defesa no julgamento da Valentina de Andrade, 73 anos, líder da seita Lineamento Universal Superior (LUS), acusada de castrar e matar meninos de 8 a 13 anos, em rituais de magia negra. O julgamento está ocorrendo no Tribunal de Justiça de Belém (PA) e atraiu uma multidão para assistir às sessões, inclusive representantes do Ministério da Justiça. Os crimes ocorreram em Altamira, a 777 quilômetros da capital paraense.

O advogado da ré, Cláudio Dalledone Júnior, pediu a leitura do livro “Deus, a grande farsa”, na íntegra, para iniciar a sua defesa. “Vamos cientificar os jurados que Valentina não é adepta do satanismo e que sua seita prega o amor e a confraternização”, disse Dalledone. O advogado prevê pelo menos 15 dias para que seja lido o veredicto, a ser pronunciado pelo juiz Ronaldo Valle.

As sessões irão ocorrer sem interrupções, exceto para descanso, e iniciam todos os dias às 9h. Segundo Dalledone, não é mais permitida a inclusão de testemunhas no processo.

Condenados

Seis pessoas são acusadas pelos crimes, ocorridos entre 1989 e 1993, e dois médicos, um comerciante e um ex-policial militar já foram julgados e condenados. Outro acusado permanece procurado pela Justiça.

Voltar ao topo