A Prefeitura ganhou ontem a sede própria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública. O espaço servirá para o debate de ações conjuntas entre as polícias, e foi criado por convênio de R$ 1 milhão com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Só para a sede foram investidos R$ 220 mil. O prefeito Luciano Ducci inaugurou as instalações.

O GGI fica no Edifício Delta, no Alto da Glória. Além da sala de reuniões, possui área de gestão de crise com computadores, telefones e telas de videomonitoramento, onde se concentrarão as ações de todos os órgãos policiais em qualquer situação de crise.

População

Ontem também houve um avanço nas negociações com a Universidade Federal do Paraná para a assinatura de acordo de cooperação técnica. A intenção de Marcus Michelotto, secretário municipal de Defesa Social, é levar todos os dados sobre a criminalidade em Curitiba para técnicos da universidade analisarem e orientarem as ações. Espaço para o Observatório de Segurança Pública já foi destinado na nova sede.

O GGI oferece apoio a movimentos do Pronasci, como o Mulheres da Paz. As ações também são debatidas com representantes destas entidades. Quem tiver projetos na área de segurança, poderá procurar o GGI para agendar a exposição de idéias durante as reuniões.

“A população é sempre importante. Sem ela participar, nada acontece”, frisa Michelotto. Em três anos, 20 reuniões do gabinete já foram realizadas em uma instalação provisória dentro do Instituto Curitiba de Informática.