Mulheres que andam de saia ou vestido em Curitiba podem estar sendo vítimas de um tarado. Portando microcâmera, uma pessoa filma partes íntimas de mulheres em locais públicos e divulga as imagens na internet.

continua após a publicidade

Deduz-se que o equipamento esteja instalado no pé do autor ou até em “cestinhas” de mercado, permitindo tomadas de baixo para cima. Cerca de 40 filmes estão há alguns dias no Youtube, onde o desconhecido se intitula “theoportunista”.

É possível identificar vários locais da capital paranaense. Uma filmagem foi feita num ponto de ônibus da linha Curitiba-Araucária, e outra numa banca de revistas, em que aparece um exemplar da Tribuna ao fundo.

Calcinhas

continua após a publicidade

As imagens em que aparecem calcinhas de mulheres, foram colhidas em escadas rolantes (possivelmente em um shopping), além de outra num mercado. A gravação é recente, pois aparecem pencas de ovos de Páscoa. Ontem, o Paraná Online não conseguiu falar com o delegado Demetrius de Oliveira, titular do Núcleo de Combate ao Cibercrimes, da Polícia Civil.

O advogado Wanderson Castilho, especializado em cibercrimes, não tem dúvida que o maníaco está cometendo pelo menos três crimes: invasão de privacidade, divulgação de imagens sem autorização e difamação.

continua após a publicidade

Neste caso, segundo ele, cabem ações por danos morais, independente de identificar o rosto da pessoa ou não. Bastaria apenas provar que esteve no local ou identificar um objeto para qualquer vítima entrar com queixa-crime.