Equipamento usado para resgate e salvamento em acidentes tornou-se a nova arma dos bandidos para arrombar caixas eletrônicos. Nos últimos meses, foram registrados três casos de tentativa de roubo com o uso da cunha hidráulica a essas máquinas, tanto dentro de bancos como em quiosques nas ruas, no Recife e em Olinda, Pernambuco.
As cunhas hidráulicas são recomendadas para aplicações onde é necessária uma grande força em um espaço pequeno. Geralmente são usadas por bombeiros, equipes de salvamento e primeiros socorros, em ambulâncias e viaturas de resgate, e na construção civil, para quebrar rochas e outros materiais.
No entanto, agora também virou arma dos criminosos. Uma das apreensões aconteceu num banco do Recife por uma patrulha da Nordeste Segurança. “Por pouco não surpreenderam o criminoso em flagrante. No local, foi encontrada a cunha hidráulica (junto com um pé de cabra) já em funcionamento, abrindo um caixa eletrônico”, diz o coronel Antônio Menezes, superintendente de segurança da Nordeste Segurança-PE.
O golpe
Segundo Menezes, especialista do FiqueTranquilo, este golpe chegou agora no Nordeste, mas já vem sendo praticado há algum tempo no Sul e Sudeste do País. Ele explica que primeiro os bandidos trocam a fechadura da porta que dá acesso a área atrás dos caixas eletrônicos dentro do banco. “Por isso, provavelmente devem atuar em conjunto com alguém de dentro do banco”, explica.Mais tarde, quando houver menos movimento na agência, eles voltam para terminar o serviço. Com a ajuda de um pé de cabra, forçam a porta do cofre até que possam posicionar a cunha hidráulica na abertura e, então, arrombam o caixa.
“O mais sério desse caso é o fato d! a cunha ser um equipamento de uso específico, importado, e caríssimo. Isso mostra que os bandidos investem cada vez mais nas suas ações e, portanto, devemos estar preparados para combater esses novos crimes. E a informação é uma das principais armas”, conclui o especialista. (Fonte: FiqueTranquilo.com)


