Conselho aproxima comunidade da polícia

Aproximar a comunidade do trabalho policial e trocar informações para combater a criminalidade são duas das metas do Conselho Comunitário de Segurança do Xaxim, que no final da semana passada terminou algumas reformas que vinha fazendo no 8.º Distrito Policial (Portão), para reforçar a segurança. Um muro para contenção de fuga com 11 metros de comprimento e 2,5 metros de profundidade, todo em ferro trançado, foi construído ao redor do xadrez da delegacia. Também carcaças de carros velhos e outros lixos que se acumulavam no pátio interno foram removidos e no lugar construído um abrigo para carros e uma churrasqueira.

“A churrasqueira é para confraternização entre a população e os policiais”, explicou o empresário Deoclides de Costa, presidente do conselho. E foi com uma churrascada, na noite de sexta-feira, que todos comemoraram o término da obra que custou R$ 3,6 mil.

Proteção

De acordo com Deoclides, a entidade vai se preocupar também com a ressocialização dos presos e um trabalho junto aos detentos e seus familiares deverá ser realizado, na medida do possível, para reintegrar o indivíduo ao meio social. “Queremos fazer com que ele tenha uma chance de fazer outra coisa antes de voltar a delinqüir”, comentou o presidente.

Ao mesmo tempo, o conselho estará motivando moradores e comerciantes do bairro a criar uma rede de informações contra o crime, que deverão ser transmitidas à polícia, e incentivar um sistema de segurança onde um vizinho cuide do outro e de seus imóveis.

Voltar ao topo