A implementação de ações que possam promover uma integração entre as forças de segurança pública e os segmentos da sociedade civil vem sendo tratada como uma das prioridades do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da área central de Curitiba. Na tarde desta quinta-feira (14), o órgão ponderou sobre uma dessas ações, realizada no último dia 22 de maio – o “Dia do Abraço à Praça”.
Durante todo o dia, foram realizadas atividades e brincadeiras para crianças e estandes de serviços e orientações. O objetivo do evento é fazer com que a comunidade conheça a polícia e suas funções. Além dos espaços destinados ao lazer, foram disponibilizados estandes do Conselho Tutelar, da Fundação de Ação Social (FAS), das polícias Civil e Militar e assistência jurídica com alunos da UniCuritiba.
Ao analisar os resultados obtidos durante a ação, que atraiu mais de seis mil pessoas, os integrantes do Conseg consideraram os impactos como positivos tanto para as forças de segurança quanto para a comunidade envolvida. Durante o evento, que contou com a presença do delegado-geral, Marcus Vinícius Michelotto, e do secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, foram destacadas as medidas de divulgação dos serviços de unidades da Polícia Civil, entre elas os materiais informativos do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride) e do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria).
Além da também destacada participação de representantes da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), um dos pontos que mais chamaram a atenção foi a apresentação do Coral da Polícia Civil, ao lado da Banda da Polícia Militar.
A presidente do Conseg, Malu Gomes, acredita que o evento atingiu o objetivo de aproximar as polícias da comunidade. Ela ressaltou a importância da participação popular, através do voluntariado. “Parte dessas pessoas que prestigiaram o evento nunca havaim tido este tipo de contato com os policiais, que participaram por estarem comprometidos com os resultados da ação e isso é importante”, disse. Esta foi a terceira edição do “Abraço à Praça”, que já havia sido realizado outras duas vezes na Praça Eufrásio Correia.
