Começa construção da prisão em Ponta Grossa

O secretário de Estado da Segurança Pública, José Tavares, assinou ontem a ordem de serviço para o início das obras da Penitenciária de Ponta Grossa. A terraplanagem começou imediatamente. A nova unidade, com 450 vagas, será construída em caráter de emergência e concluída em seis meses. O investimento é de R$ 10,5 milhões. Segundo o prefeito de Ponta Grossa, Péricles Holleben Mello (PT), a obra vai gerar trezentos novos empregos na região. A Penitenciária de Ponta Grossa ficará em um terreno de 48 mil metros quadrados, doado pela prefeitura e terá aproximadamente 7 mil metros de área construída. A unidade é similar a uma prisão americana de segurança máxima. As celas serão de concreto com blocos pré-moldados, o que não permite a escavação de túneis. O sistema é idêntico ao utilizado na Casa de Custódia de Curitiba e na Penitenciária de Foz do Iguaçu.

O acesso à unidade será totalmente automatizado. As portas são intertravadas, só permitindo a abertura de uma quando as demais estiverem fechadas. Um circuito fechado de TV, com mais de trinta câmeras digitais, monitorará toda a unidade durante 24 horas, não permitindo a existência de nenhum ponto cego dentro da penitenciária.

As celas, que possuem paredes de 50 centímetros de espessura, têm capacidade para abrigar quatro detentos em camas individuais. Nelas, os presos terão água para consumo e higiene.

Voltar ao topo