Com Narcodenúncia, PR apreendeu 55 t de drogas

A implantação do programa Narcodenúncia no Paraná, há um ano e um mês, pelo telefone 161, resultou na apreensão de mais de 55 toneladas de drogas. O maior volume foi de maconha, com um total de 54.390 quilos. Em segundo lugar, aparece a cocaína com 702,5 quilos apreendidos. Também foram apreendidas, 53.698 pedras de crack, 25.503 bolinhas de haxixe, 495 quilos de pasta-base para cocaína, 6.124 frascos de lança-perfume, 8,240 litros de thiner e 14 quilos de cola de sapateiro. Drogas como ecstasy, LSD e heroína também foram apreendidas, mas em volumes menores. Como resultado das apreensões, foram detidas 2.673 pessoas: 1.941 homens, 323 mulheres, 338 meninos e 71 meninas.

Atualmente, o Narcodenúncia atende pelo número 181, desde que se transformou em programa nacional, disponível a outros estados brasileiros. Todas as informações podem ser acessadas pelo site

www.161.pr.gov.br . As apreensões, sejam elas feitas pela Polícia Militar, Civil, Federal ou rodoviárias Federal e Estadual, aparecem no mapeamento.

O Narcodenúncia utiliza denúncias anônimas feitas por telefone para identificar pontos de tráfico e apreender as drogas no Estado. Durante um ano de funcionamento, o Narcodenúncia atendeu pelo número 161, que é tarifado, mas graças a um acordo entre o governador Requião e as operadoras de telefonia, os usuários não pagavam a ligação. Na passagem para o programa nacional, através do telefone 181, o acesso continuou gratuito, em função de um acordo do governo do Paraná com os ministérios da Justiça e das Comunicações. No dia 5 de setembro, Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado a implantar a estrutura do Narcodenúncia, conforme o modelo do Paraná.

Voltar ao topo