Cinco detidos por extração ilegal de palmito na região oeste

No último feriado, cinco pessoas foram presas em operação conjunta entre as polícias Federal e Militar e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por extração ilegal de palmito e caça a animais silvestres. As prisões foram feitas em Capanema, região oeste do Estado. Na ocasião, uma fábrica foi desmontada e alguns itens foram apreendidos.

De acordo com informações do segundo-tenente Marcos César Paluch, da Polícia Ambiental de Foz do Iguaçu, a operação foi por volta das 6h, da última quinta-feira. O alvo foi encontrado através de denúncias encaminhadas ao órgão, tanto de ?extração ilegal de palmito (Jussara) do interior do Parque Nacional do Iguaçu e o armazenamento irregular do produto, e ainda, que caçadores estavam abatendo animais silvestres?.

Além das cinco pessoas detidas, foram apreendidas dez espingardas, uma delas com dardos tranqüilizantes, segundo informações do oficial; munições, 11 quilos de carne de animal silvestre; e na fábrica de palmito quase 500 vidros do produto industrializado; 624 vidros vazios; tacho; fogão semi-industrial e panelas.

O tenente comenta que tanto a extração ilegal do palmito Jussara quanto a caça de animais silvestres são crimes comuns na região, principalmente devido ao Parque Nacional do Iguaçu, que é uma área bastante extensa. ?Parece inadmissível, mas na região a questão da caça ainda existe e é um costume que passa de pai para filho?, diz Marcos.

O oficial ainda afirma que a denúncia dessas práticas é muito eficaz no combate e prevenção desse tipo de crime. ?Através do 0800 643 0304 as pessoas podem nos informar sem se identificar. Às vezes o cidadão sabe muito mais do que a polícia e, por isso, pode nos ajudar?, conclui. 

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.