A Prefeitura de Curitiba abre nesta semana o calendário de inaugurações e eventos que acontecerão em março, mês do aniversário da cidade. No próximo dia 29, a capital comemora 310 anos de fundação, e uma grande agenda foi organizada para celebrar a data. A programação começa às 10h30 de amanhã, com a inauguração do Centro de Referência para o Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Exploração e Abuso Sexual.

O centro vai funcionar sob o Viaduto do Capanema e tem capacidade para 250 atendimentos por mês. O prefeito Cássio Taniguchi vai apresentar o mapa da exploração sexual em Curitiba, com os resultados do levantamento que identificou os locais de maior incidência de exploração e abuso sexual, e o perfil de vítimas e agressores.

Na terça-feira, o prefeito vai ao Teatro Bom Jesus, onde os 76 Comitês em Defesa da Vida de Curitiba se reúnem para comemorar dois anos de trabalho. Os comitês trabalham junto às unidades de saúde, complementando as ações dos programas de combate à mortalidade infantil e materna, planejamento familiar e atenção ao recém-nascido. No primeiro ano de implantação, em 2001, os comitês atenderam perto de 10 mil pessoas. Atuam nos comitês mais de mil voluntários. Durante o encontro será lançado o Prêmio Mãe Curitibana-Pacto pela Vida.

Coquetel

A Cidade Industrial de Curitiba celebra, na quarta-feira, 30 anos de atividades. Cássio participa de um coquetel, às 19h30, no Memorial de Curitiba, para comemorar a data. A CIC é considerada um dos mais modernos e diversificados centros de produção do Brasil.

O projeto iniciado em 1973 trouxe ao Paraná a primeira leva de empresas multinacionais de destaque mundial. Foi quando o Estado iniciou o processo de conexão com a economia global. Até então, seu parque industrial era sustentado por empresas familiares que, embora eficientes, estavam voltadas apenas para o mercado interno.

Lotes

Na quinta-feira, serão inaugurados os loteamentos Alto Cajuru 3 e 4, da Cohab. São 182 casas em 16 lotes para atender a cerca de oitocentos pessoas que, hoje, vivem em situação de risco às margens do Rio Atuba.

No mesmo dia, também será entregue a Casa da Comunidade Vilas Autódromo, mais um caso bem-sucedido de parceria entre o poder público e a população. Grupos de Colaboração da Operação Cajuru identificaram a necessidade de um espaço que servisse de referência e onde pudessem ser desenvolvidas atividades comunitárias.

Na manhã de sexta-feira, será inaugurada a Casa Comunitária Xapinhal, com 76 metros quadrados e destinada à realização de atividades comunitárias e sede de um escritório avançado da Cohab. A casa irá beneficiar uma população de 2,3 mil famílias da área.

Centros municipais

Haverá mais três inaugurações no sábado. Às 10h30, serão entregues os Centros Municipais de Educação Infantil Moradias da Ordem e Moradias Santa Rita. Os dois centros têm capacidade para atender ? em período integral ? 150 crianças de 3 meses a 5 anos de idade. Logo em seguida, às 11h30, será inaugurada a pavimentação da Rua Cristiano Strobel, onde a Prefeitura substituiu 2,7 quilômetros de antipó por asfalto. A via é uma ligação importante da região Sul de Curitiba e se tornou uma nova alternativa de tráfego para quem circula pelo Boqueirão, Alto Boqueirão e Xaxim.

À tarde, será aberto o Mutirão Cultural no Ginásio do Bairro. Desenvolvido ao longo do ano em todas as Regionais, o projeto abre espaço para a participação de artistas de cada bairro e leva a todos os cantos da cidade a oportunidade de que mais pessoas vejam exposições, espetáculos de teatro, shows musicais, mostras de fotografia e outros eventos culturais.