Carro roubado em SC é achado pelas multas

Um Nissan Livina furtado em setembro do ano passado em Joinville (SC) foi recuperado, com as placas clonadas, na tarde de quinta-feira, por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). Os policiais encontraram o carro estacionado na Rua Manoel Linhares de Lacerda, Capão Raso, e aguardaram o motorista chegar. Tiago Alcaide Ferreira, 24 anos, foi preso, ligando o carro após desativar o alarme.

O dono do Livina informou à polícia catarinense que, apesar de estar em Joinville, recebia multas registradas em Curitiba. A polícia local, comunicou a DFRV que o carro estaria rodando na capital paranaense. As infrações de trânsito teriam sido feitas antes da troca das placas.

Documento

Tiago carregava o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do veículo clonado com indícios de falsificação. Em seu interrogatório, ele alegou ter comprado o carro por R$ 8,5 mil no site Mercado Livre, de uma pessoa que se identificou como Roberto. No entanto, não soube dizer os dados do vendedor.

De acordo com o delegado Anderson Cássio Ormeni Franco, adjunto da DFRV, Tiago tem passagens por roubo e formação de quadrilha. Ele foi preso em 2010 pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) suspeito de integrar uma quadrilha de ladrões de carro. Dessa vez, foi preso em flagrante por receptação, adulteração de sinais identificadores de veículo e uso de documento falso (CRLV).

Orientação

O delegado orienta a quem vem recebendo multas indevidas que registre boletim de ocorrência. “Quando as multas são de outras cidades, a polícia civil encaminha o boletim de ocorrência à delegacia local para as providências”, explicou.

Ele também recomenda que, durante a compra de um veículo usado, o consumidor se informe sobre o vendedor e a procedência do automóvel. “É importante comparar a numeração que consta nos vidros, chassi e motor, com a numeração do registro do carro. Caso haja alguma suspeita, a polícia deverá ser comunicada”, ressaltou o delegado.