Carreta com ácido tomba

Uma carreta com alguns galões de ácido fórmico, além de tintas e corantes, tombou na manhã de ontem, quando passava pela Rua 24 de Maio, no Parolin, quase esquina com a Rua Wenceslau Bráz. Mediante o risco de que o ácido se espalhasse, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foram acionados para isolamento da área e pesquisa de impacto ambiental, respectivamente.

O ácido fórmico e a tinta não se espalharam. O caminhão derrubou apenas uma quantidade pequena de corante, que segundo o IAP, não levava risco de contaminação ao meio-ambiente. Uma empresa especializada foi acionada para fazer a limpeza da pista. O local do acidente possui acentuada inclinação da rua, fato que provavelmente originou o tombamento.

Risco

Entre suas diversas aplicações, o ácido fórmico é usado na indústria têxtil, no tingimento de fibras sintéticas e naturais. Extraído antigamente de formigas vermelhas, o líquido é moderadamente inflamável, e seus vapores podem formar misturas explosivas com o ar. Junto a produtos oxidantes, pode chegar a constituir uma fonte de incêndio e explosão. Em contato com a pele e com mucosas oculares e respiratórias, causa irritações e queimaduras de gravidade variável.

Voltar ao topo