Policiais federais apreenderam na terça-feira (08), cerca de 500 caixas de cigarros de origem paraguaia e 10 quilos de maconha em fiscalizações rotineiras no combate ao tráfico de drogas e ao contrabando na região. A carga foi avaliada em aproximadamente 250 mil reais.

Em fiscalização na região do Porto Tigre, por volta de 21h, policiais federais avistaram dois barcos atracados sendo a carga descarregada em um caminhão baú que lá se encontrava. Percebendo a aproximação da lancha policial, os indivíduos que faziam o transbordo da carga se evadiram, bem assim como o caminhão que já tinha parte da carga de cigarros carregada em seu interior. Ao chegarem à margem, os policiais saíram em perseguição aos foragidos, mas estes já haviam sumido na mata.

Ambos os barcos, equipados com motor de popa de 70HP e 200HP, foram conduzidos à sede da DEPOM para posterior transporte da carga à Receita Federal do Brasil para contagem e demais providências pertinentes. Em outra diligência foi apreendida uma embarcação de cerca de 06m, equipada com motor de popa de 50HP, carregada com cerca de 30 caixas de cigarros, próximo ao Porto Figueira, no rio Paraná.

Ainda na data de ontem, em barreiras realizadas ao longo da BR 272, próximo ao município de Iporã/PR, policiais federais e militares da Força Nacional abordaram um ônibus intermunicipal que seguia em direção a Londrina/PR. Com o auxílio de um cão farejador, as bagagens foram vistoriadas tendo sido detectada em uma das malas cerca de 10 kg da substância entorpecente usualmente conhecida como maconha acondicionados em meio ao vestuário.

Após, foi identificada a proprietária da bagagem que, juntamente com um filho menor, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e demais providências cabíveis, bem como foi acionado o Conselho Tutelar para garantir os cuidados à criança.