Divulgação
CDP de São José dos Pinhais.

Cinco presos escaparam do Centro de Detenção Provisória (CDP), de São José dos Pinhais, na madrugada de ontem. Eles saíram pelo vão da coluna da janela. Pelos primeiros levantamentos, a perícia acredita que os detentos rasparam uma das colunas e retiraram um dos ferros. Em seguida, afiaram a ponta da barra, fazendo uma espécie de chave-de-fenda para ampliar o vão. Depois, se ensaboaram e passaram pela pequena abertura. O "trabalho" para a fuga teria iniciado na noite de sexta-feira.

continua após a publicidade

Somente um dos presos que estava na cela permaneceu na cadeia. Os assaltantes Gilberto Alves de Assis, Cleverson dos Santos de Paula, Marlon dos Santos Pereira, Claudinei de Oliveira Silva e Thiago dos Santos Gomes escaparam. Três deles respondiam por roubo pela Comarca de Curitiba e dois por Campina Grande do Sul.

Buscas

Logo após a descoberta, a Polícia Militar foi acionada. Foi realizada busca na região, mas nenhum dos detentos foi recapturado até o início da noite de ontem.

A Secretaria de Justiça esclareceu que as circunstâncias e a responsabilidade da fuga serão apuradas pelo serviço de inteligência do Sistema Penitenciário. As visitas serão mantidas e o funcionamento da cadeia não será alterado.

continua após a publicidade

O CDP foi inaugurado em dezembro do ano passado, com capacidade para 900 presos. Mas só abrigava 573, devido ao processo de transferência.