Agora vai?

Autorizado pagamento de promoções a policiais civis

O governador Beto Richa autorizou o pagamento das promoções, a partir de março deste ano, para integrantes das carreiras de delegado de polícia, papiloscopista e agente em operações policiais.

Um cronograma para o pagamento dos valores atrasados ainda será estudado pelo governo e sindicatos representantes das carreiras. Com a efetivação das promoções, abrem-se vagas para a nomeação de aprovados no concurso realizado em 2009, cujo prazo encerra-se em julho de 2014.

“Esse ato reforça o apreço do governador Beto Richa pelas carreiras policiais e assegura que continue sendo uma das melhores do Brasil”, afirmou a secretária estadual da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

O anúncio foi feito em reunião com representantes do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol) e União da Polícia Civil do Paraná.

Também participaram o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, e representantes da Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Fazenda e Procuradoria Geral do Estado.

Feridos

Foi acordado, na reunião, que os repasses destinados ao tratamento de policiais feridos no efetivo exercício das funções serão feitos assim que houver a abertura do orçamento de 2014.

Também ficou definida a realização, nos próximos dias, de reunião com as Secretarias da Segurança Pública e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para discutir as condições carcerárias no Estado. “A prioridade do governo está na segurança pública e isso precisa ser reconhecido”, disse o delegado-geral.

Os representantes dos sindicatos saíram satisfeitos da reunião, particularmente com o anúncio da implementação das promoções e a possibilidade de abertura de vagas. “É um grande passo”, acentuou o advogado dos três sindicatos presentes, Milton Miró Vernalha Filho. “A classe policial tem confiança neste governo”.

Protesto

Membros do Sinclapol vão se reunir na segunda-feira (17) para definir se a paralisação marcada para quinta-feira será mantida. Para o protesto, estava marcada a votação sobre indicativo de greve dos policiais civis. De acordo com o sindicato, na próxima semana deve ser realizada ainda uma reunião com o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, em que será discutida a questão da superlotação nas carceragens das delegacias.