Sidney Gregório de Souza, 18 anos, e Anderson Ruivo Soares, 21, este fugitivo da cadeia de Rio Branco do Sul, foram presos na última sexta-feira, em Fazenda Rio Grande, e autuados em flagrante por roubo. Além de assaltarem um ônibus na noite de 20 de março, quando levaram R$ 18 do cobrador, ainda tomaram a arma de um policial militar que estava no coletivo. A polícia recuperou a pistola ponto 40 do policial com o balconista Luciano Leite e com Marcos Antônio Kawno, no Pinheirinho, em Curitiba. A dupla também está detida. Luciano foi autuado, por receptação, porque comprou a arma dos dois assaltantes, e Marcos enquadrado por posse ilegal de arma, por ter guardado a pistola.
O superintendente da delegacia de Fazenda Rio Grande, Valdir Bicudo, explica que a dupla entrou armada no coletivo, cada um com um revólver calibre 38. Ao darem voz de assalto ao cobrador, um policial militar, que estava no ônibus, fardado, fez menção de sacar sua arma. Porém, os marginais enquadraram o policial e exigiram que ele entregasse a arma. Acuado e com medo de machucar algum dos 40 passageiros, o PM entregou a pistola.
Após ação conjunta das polícias Militar e Civil, os marginais foram detidos no bairro Nações, com as armas que usaram no assalto. Eles assumiram o roubo e confessaram que venderam a pistola ao balconista Luciano Leite, por R$ 1,1 mil. Luciano diz que repassou a arma a Marcos, que, por fim, negou a compra. Apenas disse que a estava guardando para o amigo.
Segundo Bicudo, do dia 5 de março até a última sexta-feira, 13 assaltantes de ônibus foram detidos em Fazenda Rio Grande. As prisões foram realizadas em ações conjuntas das polícias Militar e Civil, e, em algumas ocasiões, também da Guarda Municipal.


