Assaltantes de banco reagem a cerco policial

Cinco bandidos assaltantes que invadiram a agência do Itaú de Sapopema, município do norte do Estado, na quinta-feira, foram presos sábado à noite. Outros dois integrantes da quadrilha –  considerada de alta periculosidade e que faz uso de muita violência em seus roubos – morreram em troca de tiros com a polícia. O oitavo deles, já identificado, conseguiu fugir. Boa parte do dinheiro foi recuperado e os detidos já foram reconhecidos por vítimas.

A prisão foi possível a partir de uma denúncia recebida pela polícia, de que o bando estaria seguindo rumo a Londrina, após passar dois dias escondido em Telêmaco Borba.

Mais de 50 policiais do Pelotão de Choque do 5.º Batalhão da PM de Londrina e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, montaram uma operação para cercar os bandidos.

Na PR-445, em Guaravera, os suspeitos passaram em um Ômega e, ao verem os policiais, começaram a atirar. Abandonaram o veículo e fugiram por um matagal, onde foram seguidos. No mato houve troca de tiros.

Confronto

Segundo o tenente Ricardo Eguedis, relações públicas do 5.º Batalhão, o confronto resultou na prisão de Rogério Fernandes Figueiredo, 24 anos; Adriano Valmozino da Silva, 21, e Luiz Carlos Fonseca Figueira, 22. Leandro Francisco da Silva foi baleado e socorrido, mas segundo o tenente, morreu antes de chegar ao hospital.

O segundo confronto com a quadrilha foi próximo a Tamarana. Os policiais localizaram um Brava, que entrou numa estrada rural para tentar escapar do cerco. Durante a perseguição o veículo capotou e os três indivíduos que estavam no carro tentaram fugir por uma plantação de café.

Seguidos, houve troca de tiros. Jonathan Willian Santana, 19, e Diogo Braga Gonçalves, 26, foram presos e Alex Silva Viofrida morreu baleado. Outro indivíduo escapou e, segundo a polícia, já foi identificado. No entanto, seu nome não foi divulgado. Algumas vítimas, diz o tenente Eguedis, já reconheceram os marginais presos.

Com a quadrilha foram apreendidos seis coletes balísticos, quatro carabinas calibre 12, três revólveres calibre 38, munições, os dois veículos usados no roubo e grande parte do dinheiro levado da agência bancária, num valor não revelado.

O tenente informou que a quadrilha é suspeita de praticar mais roubos na região norte, principalmente em Londrina. Todos os integrantes da quadrilha têm passagens pela polícia por roubo e eles estão detidos no Centro de Detenção de Londrina.

Tiros dentro do banco

O assalto contra oItaú de Sapopema ocorreu na manhã de quinta-feira. Pouco antes das 11h, os bandidos renderam dois policiais militares, que faziam a ronda e estavam em frente ao banco.

Os coletes e armas dos policiais foram levados, mas eles não foram feridos. Depois os marginais entraram na agência e, violentos, dispararam vários tiros. Uma funcionária ficou ferida com estilhaços de vidro. Após levarem o dinheiro e liberarem os policiais, fugiram num Corolla marrom, encontrado horas depois abandonado numa estrada de Curiúva.